Curiosidades
Todas as ondas eletromagnéticas são capazes de viajar no vácuo à velocidade da luz, cerca de 300 mil quilómetros por segundo. Apesar de serem tratadas como ondas, o conhecimento atual da Física também permite dizer que o campo eletromagnético é formado por inúmeras partículas sem massa, chamadas de fotões.
​
-
Hoje em dia, o eletromagnetismo e o magnetismo são usados como base para a apuração de muitos instrumentos do cotidiano.
-
A primeira descrição das ondas eletromagnéticas que foi registada no o século XIX, pelo físico escocês James Clerk Maxwell.
​
​
​
​
​
​
​
​
-
Os ímãs naturais são originados do óxido de ferro. Já os artificiais são constituídos de ligas metálicas ou materiais cerâmicos, que são submetidos a fortes campos magnéticos e, assim, adquirem propriedades magnéticas.
-
Podemos encontrar os ímãs em vários formatos: seja em decorações para frigoríficos, barra de imã para utensílios domésticos, aplicações industriais, entre outras.
​
​
​
​
​
​
-
O efeito das auroras boreais- é o efeito do eletromagnetismo. É o efeito do vento Solar que atinge o nosso planeta, e só é visível nas extremidades, isto é, nos polos e não é nada mais que o efeito do eletromagnetismo com os Ventos Solares, dando um dos maiores e lindos espetáculos da natureza.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
-
Diagnósticos de saúde- Os campos magnéticos são muito utilizados em diagnósticos médicos. As propriedades magnéticas das partículas dos átomos podem ser modificadas por campos magnéticos e, com o auxílio de ondas de rádio, sensores e computadores é possível identificar essas alterações, possibilitando a visualização de certas estruturas no interior do corpo humano.
-
Os sons dos fantasmas- Em alguns casos, ondas eletromagnéticas podem afetar a mente humana de diversas maneiras, até mesmo provocando sensações e visões semelhantes às experimentadas nos casos de assombrações e aparições.